domingo, 14 de novembro de 2010

A origem do X-Men

     



Os super-heróis sempre fascinaram a juventude. Desde os tempos de seus avós, esses personagens foram a febre de muitos adolescentes e adultos aficionados em desenhos e gibis.
Os X-Men, por exemplo, foram criados nos anos 60 em alusão ao conflito ideológico entre Malcolm X e Martin Luther King, dois dos mais famosos líderes da causa dos negros norte-americanos. Ambos representavam a dignidade e a resistência dos negros frente ao racismo que imperou naquele país. Porém, enquanto Luther King, que era pastor evangélico, pregava a convivência pacífica entre brancos e negros, Malcolm X defendia o separatismo radical das etnias , usando , se preciso, a violência e a luta armada. O primeiro, é claro, inspirou a criação do professor Xavier, e o segundo, o oponente Magneto.  
Todavia, o grande problema com essas histórias é que, além de cometerem o grave erro de ignorarem a Deus como verdadeiro salvador do universo, eles criaram, a partir de seres humanos normais, a imagem de homens e mulheres com superpoderes, dando a impressão de que somente quem tem a capacidade de voar, ficar invisível ou soltar raio laser pelos olhos pode de fato ser um herói! Nada mais longe da realidade. Aliás, verdadeiros heróis como Gandhi, Madre Teresa, Luther King e Nelson Mandela não tinham nenhum poder especial, a não ser o amor por seu semelhante e a ligação íntima com Deus, que todos podemos ter. 
fonte: Casa publicadora brasileira

Nenhum comentário:

Postar um comentário